Novas Drogas no Tratamento do Câncer

Atualizações do ano 2021.1:

Medicamentos novos aprovados ou novas indicações para medicamentos aprovadas pelo FDA.

Gire a tela do smartphone para visualizar as informações completas
Princípio Ativo Nome Comercial

Indicação

 

Crizotinibe Xalkori Linfoma de grandes células anaplásico sistêmico ALK positivo, refratário, recidivado. para uso pediátrico a partir de 1 ano e em adultos jovens.
Fam-trastuzumab deruxtecan-nxki Enhertu Adenocarcinoma da junção gastro- esofágico ou gástrico, localmente avançado ou metastático HER-2 positivo que recebeu tratamento prévio com Trastuzumabe
Nivolumabe + cabozantinibe Opdivo + Cabometyx Tratamento em primeira linha para carcinoma renal avançado
Tepotinibe Tepmetko Neoplasia de pulmão não – pequenas células  com mutação  no éxon 14 MET
Umbralisibe Ukoniq

1. Linfoma de zona marginal (MLZ) em adultos que receberam pelo menos 1 linha prévia de tratamento com terapia anti- CD20;

2. Linfoma folicular ( FL) em adultos que receberam pelo menos 3 linhas prévias de tratamento.

Lisocabtagene maraleucel Breyanzi Tratamento de adultos com Linfoma de grandes células B após 2 ou mais linhas de tratamento. Inclui: DLBCL SOE que evolui a partir de linfoma indolente; Linfoma de células B de alto grau; linfoma de células B com primário mediastinal; e Linfoma folicular grau 3 B.
Cemiplimabe -rwlc Libtayo

1. Carcinoma basocelulasr ( pele) metastático ou localmente avançado.

2. Neoplasia de pulmão não -pequenas células,  em primeira linha, para pacientes com doença localmente avançada, que não são candidatos a cirurgia ou tratamento com quimioradioterapia ou doença metastática, e possuem expressão alta de PD-L1 ( [TPS] > 50%), sem mutações EGFR, ALK ou ROS1.

Melphalan flufenamide Pepaxto Em combinação com dexametasona, para adultos com mieloma múltiplo recidivado ou refratário que recebeu pelo menos 4 linhas prévias de tratamento e foi refratário a pelo menos 1 linha com inibidor de protease, 1 agente imunomodulatório, 1 tratamento com anticorpo monoclonal anti- CD 38
Lorlatinibe Lorbrena Neoplasia de pulmão não pequenas células metastático, ALK positivo
Axicabtagene  ciloleucel Yescarta Adultos com linfoma folicular recidivado ou refratário após 2 linhas ou mais de terapia sistêmica
Tivozanibe Fotivda Carcinoma de células renais avançado ou refratário em adultos, após 2 ou mais linhas de tratamento sistêmico.
Pembrolizumabe Keytruda

1. Em combinação com esquema de quimioterapia com platina e fluoropirimidina associadas, para tratamento de neoplasia de esôfago ou da junção esôfago-gástrica , localmente avançado ou metastático que não são candidatos para ressecção cirúrgica ou quimioradioterapia definitiva.

2. Em combinação com Trastuzumabe e quimioterapia contendo fluoropirimidina e platina, na primeira linha de tratamento de para Neoplasia gástrica, ou da junção gastroesofágica (adenocarcinoma), com HER 2 positivo,  avançado ou metastático

Vicleucel Abecma Tratamento de mieloma múltiplo em adultos, refratário ou recidivado após 4 ou mais linhas de tratamento prévias que incluam:  inibidor de protease, agente imunomodulatório,  anticorpo monoclonal anti- CD 38
Isatuximabe -irfc Sarclisa Em combinação com carfilzomibee dexametasona. Mieloma múltiplo em adultos, refratário ou recidivado que receberam de 1 a 3 linhas de tratamento prévias.
Cetuximabe Erbitux Aprovado regime em dose de 500 mg/m2 em 120-minutos, intra-venoso, a cada 2 semanas, para tumores coloretais com K- Ras selvagem, EGFR positivo, ou CEC de cabeça e pescoço
Sacituzumabe  govitecan Trodelvy

1. Neoplasia de mama triplo negativa não ressecável ou localmente avançado ou metastático que recebeu 2 ou mais linhas de tratamento sistêmico, pelo menos uma linha de tratamento para doença metastática.

2. Neoplasia urotelial localmente avançada ou metastática, que receberam quimioterapia contendo platina e inibidores anti – PD1 ou anti -PDL1 em linhas prévias.

Nivolumabe Opdivo

1. Em combinação com quimioterapia com fluoropirimida e platina para Neoplasia gástrica, ou da junção gastroesofágica ou adenocarcinoma do esôfago avançado ou metastático.

2. Neoplasia de esôfago ou da junção esôfago – gástrica submetido à ressecção completa ( margens negativas)com doença residual em laudo anátomo- patológico que recebeu quimioterapia e radioterapia em neoadjuvância.

Dostarlimabe -gxly Jemperli Neoplasia do endométrio avançada ou recorrente dMMR, que progrediu durante ou após quimioterapia contendo platina.
Loncastuximabe  tesirine-lpy Zynlonta Linfoma de grandes células B, em adultos, após 2 ou mais linhas de tratamento sistêmico.
Amivantamabe -vmjw Rybrevant Neoplasia de pulmão não- pequenas células localmente avançado ou metastático com EGFR com mutação no éxon 20 que progrediu durante ou após linha de quimioterapia com platina.
sotorasibe Lumakras Pacientes com neoplasia de pulmão não-pequenas células com mutação KRAS G12C, localmente avançado ou metastático que recebeu pelo menos uma linha de quimioterapia prévia
Infigratinibe Truseltiq Pacientes com colangiocarcinoma localmente avançado ou metastático previamente tratado que possua fusão do FGFR2   ou outro rearranjo do FGFR2 detectado em teste aprovado pelo FDA

Atualizações do ano 2020:

Gire a tela do smartphone para visualizar as informações completas
Princípio Ativo Nome Comercial

Indicação

 

 

Pembrolizumabe

 

KEYTRUDA

 

 

1.     Neoplasia de mama com recorrência local ou metastática, triplo negativa. Uso em combinação com quimioterapia para tumores com expressão de PD-L1 (CPS ≥10)

2.     Linfoma de Hodgkin clássico em adultos com doença refratária ou recorrente. Pacientes pediátricos com doença refratária após 2 ou mais linhas de terapia.

3.     Câncer cólon retal não ressecável ou metastático em  com MSI-H ou dMMR em primeira linha

4.     Carcinoma de células escamosas recorrente ou metastático  que não é curável com cirurgia ou radioterapia

5.     Indicação agnóstica para tratamento de tumores sólidos com TMB alto ( ≥10 mut/ Mb), que progrediram com tratamento prévio e que não tem outras opções de tratamento satisfatórias.

6.     Neoplasia de pulmão pequenas células com progressão de doença após na 1ª linha ou após 1ª linha com quimioterapia baseada em platina e pelo menos 1 quimioterapia em 2ª linha.

7.     Na dose de 400 mg a cada 6 semanas para todas as indicações aprovadas em adultos, mantém opção de aplicação de dose de 200 mg a cada 3 semanas.

8.     Neoplasia de bexiga, não- músculo invasiva de alto- risco, com carcinoma in situ, com ou sem tumor papilar que é inelegível para cistectomia, após falha do tratamento com BCG.

Nivolumabe+ ipilimumabe OPDIVO+ YERVOY

1.     Mesotelioma pleural maligno irressecável, tratamento em primeira linha

2.     Em combinação com 2 ciclos de quimioterapia baseada em platina. primeira linha de tratamento para pacientes com neoplasia de pulmão não – pequenas células metastático ou recorrente sem EGFR ou mutações ALK.

3.     Neoplasia de pulmão não pequenas células, metastático sem EGFR ou mutações ALK, com expressão de PDL1 ≥ 1% como primeira linha de tratamento.

4.     Carcinoma hepatocelular que foi previamente tratado com Sorafenibe.

Nivolumabe OPDIVO Carcinoma de células escamosas do esôfago, não ressecável, avançado, recorrente ou metastático após quimioterapia baseada em fluoropirimidina e platina.
Pralsetinibe GAVRETO

1.     Câncer de pulmão não- pequenas células, metastático com fusão do RET positiva.

2.     Câncer de tireoide medular avançado ou metastático em adultos e crianças > 12 anos. Câncer de tiróide com fusão do RET com necessidade de terapia sistêmica e refratário a terapia com iodo quando aplicável

 

Carfilzomibe +daratumumabe KYPROLIS+ DARZALEX

Mieloma múltiplo refratário ou recidivado que recebeu uma a três linhas de tratamento prévio.

 

Belantamabe  mafodotin-blmf BLENREP Mieloma múltiplo refratário ao tratamento ou recidivado que recebeu pelo menos quatro tratamentos prévios.
Tafasitamabe -cxix MONJUVI Linfoma difuso de grandes células B, em combinação com lenalidomida para adultos com doença refratária ou recidivada que não é elegível para transplante de medula.
Atezolizumabe TECENTRIQ

1.      Melanoma metastático ou não ressecável com mutação BRAF V600, em combinação com Conbimetinibe e Vemurafenibe

2.     Neoplasia de pequenas pulmonar não – pequenas célulasmetastático em primeira linha para tumores com expressão de PDL1 (TC ≥ 50%) ou IC ≥ 10%. Sem mutações EGFR negativo sem mutação ALK.

Atezolizumabe +bevacizumabe TECENTRIQ +AVASTIN Carcinoma hepatocelular metastático que não recebeu tratamento prévio.
brexucabtagene autoleucel TECARTUS Linfoma de células do manto em adultos com doença persistente ou recorrente
Avelumabe BAVENCIO

1.     Carcinoma urotelial localmente avançado ou metastático, tratamento de manutenção para doença que não progrediu durante a quimioterapia baseada em platina.

2.     Carcinoma renal avançado em primeira linha (em combinação com Axitinibe)

Selinexor XPOVIO Linfoma difuso de grandes células B, com doença refratária ou recidivada, após pelo menos 2 linhas de tratamento prévio
Naxitamabe DANYELZA Neuroblastoma refratário ao tratamento ou recidivado em osso ou medula óssea, quando demonstraram resposta parcial, resposta menor ou doença estável com terapia prévia, em adultos e crianças maiores de 1 ano
Pertuzumabe+ trastuzumabe+ hyaluronidase–zzxf PHESGO Neoplasia de mama HER2 positivo. Em dose fixa combinada
Tazemetostate TAZVERIK Linfoma folicular, ou tumores com mutação do EZH2, refratário ou recidivado (R/R) que receberam pelo menos 2 terapias prévias sistêmicas, ou linfoma folicular (R/R) sem opções satisfatórias de tratamento.
Lurbinectedin ZEPZELCA Câncer de pulmão de pequenas células, com progressão da doença após terapia com quimioterapia baseada em platina
Ramucirumabe CYRAMZA

Em combinação com Erlotinibe.

Primeira linha para tratamento de neoplasia de pulmão não- pequenas células, metastático EGFR com deleção do éxon 19 ou mutação éxon 21 (L858R)

Brigatinibe ALUNBRIG Neoplasia de pulmão não- pequenas células, metastático com ALK positivo.
Olaparibe LYNPARZA 1.     Neoplasia de próstata resistente à castração, metastático. Com mutação deletéria em linhagem germinativa ou somática do HRR, que progrediu após tratamento prévio com Enzalutamida ao Abiraterona
2.     Em combinação com Bevacizumabe, no tratamento de manutenção em primeira linha de tratamento de adultos com neoplasia epitelial de ovário, tubas uterinas e primário peritoneal avançada com resposta completa ou parcial após primeira linha com esquema baseado em platina, para tumores com HRR definida com mutação deletéria do BRCA e ou instabilidade genômica
Ripretinibe QINLOCK GIST tratado com 3 linhas prévias ou mais incluindo Imatinibe.
Rucaparibe RUBRACA Neoplasia de próstata resistente à castração, metastático. Que recebeu tratamento prévio com bloqueio direto do receptor de androgênio e quimioterapia baseada em taxano e que possui mutação BRCA em linhagem somática e germinativa
Pomalidomida POMALYST Sarcoma de Kaposi relacionado a SIDA, após falha de esquema retroviral e Sarcoma de kaposi em adultos HIV- negativo
Selpercatinibe RETEVMO

1.     Neoplasia de pulmão não – pequenas células metastático com fusão do RET +

2.     Adultos e crianças ≥ 12 anos com carcinoma medular da tireoide metastático com fusão do RET +

3.     Adultos e crianças ≥ 12 anos com carcinoma da tireoide metastático com fusão do RET +. Refratário ao tratamento com iodo (se o tratamento com iodo radioativo for apropriado)

Capmatinibe TABRECTA Adultos com neoplasia de pulmão não – pequenas células metastáticas em adultos, para tumores com mutação MET
Daratumumabe + hialuronidase-fihj DARZALEX FASPRO Mieloma múltiplo, ao diagnóstico ou recidivado
Polatuzumabe vedotin-piiq POLIVY Linfoma difuso de grandes células -B em adultos resistente ou recidivado após pelo menos 2 linhas de tratamento prévio.
Lenalidomida REVLIMID Linfoma folicular (em combinação com rituximabe), para doença, doença previamente tratada e para linfoma da zona marginal previamente tratado
Alpelisibe PIQRAY Neoplasia de mama (em combinação com fulvestranto) para mulheres em pós menopausa, e homens, com receptor hormonal positivo, HER 2 negativo e mutação PIK3CA, avançada ou metatática após progressão com primeira linha de terapia endócrina.
Niraparibe ZEJULA Neoplasia de ovário, tubas uterinas e primário peritoneal avançado, tratamento de manutenção após para pacientes com resposta completa ou parcial após ao tratamento em 1ª linha com quimioterapia baseada em platina.
Sacituzumabe govitecan-hziy TRODELVY Neoplasia de mama triplo-negativa que recebeu pelo menos 2 terapias prévias para doença metastática.
Ibrutinibe IMBRUVICA Em combinação com rituximabe para tratamento incial de linfoma linfocítico de pequenas células e leucemia linfocítica crônica
Pemigatinibe PEMAZYRE Colangicarcinoma avançado, não ressecável, refratário a tratamentos prévios com fusão ou rearranjo do FGFR2
Tucatinibe TUKYSA Câncer de mama HER2 + avançado ou metastático,em combinação com trastuzumabe e capecitabina , incluindo pacientes com metástase em SNC , que receberam um ou mais regimes de tratamento direcionados para o bloqueio HER 2 no cenário metastático.
Encorafenibe BRAFTOVI Neoplasia colorretal metastática com mutação BRAF V600E  , em combinação com cetuximabe
Durvalumabe IMFINZI Neoplasia pequenas células do pulmão com estadiamento: doença extensa, primeira linha, associado a quimioterapia com cisplatina/ carboplatina + etoposídeo
Isatuximabe -irfc SARCLISA Mieloma múltiplo que recebeu pelo menos 2 linhas de tratamento prévio (incluindo lenalidomida e inibidor de proteasoma), em combinação com pomalidomida e dexametasona
Neratinibe NERLYNX Neoplasia de mama HER 2 positiva avançada ou metastática que receberam um ou mais regimes de tratamento direcionados para o bloqueio HER 2 no cenário metastático. Uso combinado com capecitabina.
Tazemetostate TAZVERIK Sarcoma epitelióide metastático ou localmente avançado não elegível para ressecção completa
Avapritinibe AYVAKIT Adultos com tumor gastrointestinal estromal não ressecável ou metastático com mutação PDGFRA no éxon 18 , incluindo mutações D842V
Menu